domingo, 24 de março de 2013

Grêmio estudantil


Em primeiro lugar, quero agradecer a oportunidade de está na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, desenvolvendo minhas habilidades, e enfrentando minhas dificuldades  como amigas; tenho que expor meu respeito e admiração pelos ‘’professores-alunos’’ e os ‘’alunos-professores’’, pois em meio ao convívio de um semestre ambos aprendemos a lidar uns com os outros; mas venho aqui por outro motivo, opinar um dos momentos importantíssimos que a universidade está passando , a ‘’disputa’’ do grêmio estudantil, que é delicado e decisivo, pois ambos as chapas querem e necessitam do bem da universidade, claro! Mas como FAZERMOS isso? Como apoiar as medidas de mudança  cabíveis?
É caros amigos não é fácil pra ninguém, desenvolver e cumprir projetos;  não podemos ficar parados,  esperando a mudança pois nós somos a mudança da UFERSA.
Abro espaço para as chapas fixarem o que já foi dito em suas propostas, mas é preciso analisar. Aqui abaixo algumas propostas do MOVIMENTE-SE:
Propostas de reforço:
 Tendo em vista que ainda não estamos  no nosso campus, não podemos criar propostas com intuito de suprir algo que falta. Criamos então algumas propostas para reforçar o que já está prometido.
- Segurança: Fiscalizar a segurança prometida, a fim de que ela não proteja apenas o patrimônio físico, mas também cada um de nós enquanto estivermos dentro ou nas mediações do campus;
- Alimentação: Foi prometida uma lanchonete para o campus, mas com a distância da cidade o que será instalado no campus terá o monopólio do lanche. É essa hora que teremos que lutar para manter o preço acessível, de forma que sejam beneficiadas todas as partes;
- Transporte: Uma quantidade de transporte que supra a necessidade do campus.
Campus e alunos
- Acesso: Pau dos ferros é uma cidade de difícil acesso, queremos procurar apoio com empresas no setor de transporte para mostra-las essa dificuldade e alcançarmos possíveis soluções.
- Painel amigo: Nossa ideia é fazermos um painel, disponível no campus, com informações básicas de necessidade como telefones de moto táxis, chaveiros, encanadores, imobiliária, etc. Todos nós sabemos as dificuldades que passamos e sabemos o quanto isso nos ajudaria;
- Congressos: Queremos organizar eventos e semanas temáticas, para arrecadar dinheiro para ir a congressos e outras ajudas acadêmicas, devido a necessidade de horas extras para colação de grau e currículo;
- Bolsas: Vamos incentivar aos alunos a procurarem pesquisas para desenvolver. Lutando assim por mais bolsas de pesquisas para o crescimento do campus e do nome da universidade;
- Semanas temáticas: Temos interesse em trazer para Pau dos ferros as semanas já existentes em outros campus, com apresentação de trabalhos do próprio campus e de outros que tiverem interesses;
-Publicação da prestação de contas a cada trimestre (gestão transparente);
-Garantir o funcionamento do DCE Ufersa em todos os turnos;
-Lutar por uma xérox.


ž Contamos realmente com o apoio de vocês para melhorar a UFERSA, queremos mudança e queremos que a opinião estudantil do campus Pau dos ferros seja ouvida, assim como a de todos os outros campi, a fim de termos uma universidade unida e democrática.


“ A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso se manter em movimento”  Albert Einstein, 5 de fevereiro de 1930.
 



“ 
A
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

De presunçosa a atrevida

      Sempre me prendi a ideia de metamorfose, nunca fui de expôr pensamentos, por quê em troca receberia perguntas e teria que educadamente justificar palavras, que mais na frente poderiam mudar; era neutra.
       Um dia pensando na minha metamorfose, resolvi opinar, já que ficar calada varias vezes me fez engolir sapos, e ser neutra era confundido com fraqueza, nunca entendi por quê. Mas escrever poderia ser tomado como única postura e assim descartar as outras; espero fazermos juntos este blog tomar todas as poturas possíveis.


 E assim continuar neutra ;)
     O Regresso da Desordem

 Da arte de ser flor
Combatente me tornei
Da desordem do amor
Calculando minha dor
Fria assassinei


Vivendo meu bem amor e amado
Não me venhas com bem querer
Minha roupa em seu sangue lavado
Pagou tudo sem saber


Sofri choro, sofri vela
Dela com pena me veio a luz
Não me atrevo a amar
A solidão que me conduz


Apaguei a vela
Calei o choro
Se por mim ainda gritas
Quero mais que desafine o coro.

    (Cintya Thais-"Em meio a conflitos interiores" 07/03/13 Aula de Cál.).
       Tudo em todos
 


Sofia! Soraia, sê forte
Camila! Camargo, pelo caminho.
Augusto, teu gosto e seu rosto amargo.
Carine fechada em seu ninho


Priscila, primeiro princesa
Olívia, seu rosto roliço
E em uma só tudo isso
Cintya busca ser coesa


Conselho busco bem dado
E dado, não se olha todos os lados
Conflito interior pelos pobres invejosos
E contemplada os vejo agonizados


Se ao que busco cumprir
Acompanhas em passos lentos
Não me atrase ô pobre mortal
Acompanhas então teu pensamento.

                (Cintya Thais-"Em meio a conflitos interiores" 07/03/13 Aula de Cál.).